As 5 mentiras que o inimigo conta quando você está sofrendo

Às vezes a vida pode não parecer que está caminhando a nosso favor. Você pode sofrer alguma tribulação, enfrentar uma batalha difícil ou passar por uma tragédia onde tudo parece perder o sentido.

Procuramos respostas e nos frustramos quando ela parece demorar. Assim, podemos questionar onde está Deus em meio ao sofrimento e facilmente, dar ouvidos às palavras do inimigo, sem perceber que são mentiras e artimanhas para nos fazer acreditar como verdades. Nestas horas, devemos tomar muito cuidado com as 5 mentiras a seguir:


#1 Deus está te castigando pelos seus erros

Como filha de Deus, você deve se arrepender pelos seus pecados, mas você é perdoada e está livre da condenação. Os seus pecados podem ter causado consequências indesejadas para a sua vida, mas não pense que isso foi uma punição de Deus.

Dizer que você está sendo castigada pelo seu pecado é uma maiores das mentiras que o inimigo pode te contar, pois acreditar nesta mentira faz você desacreditar no amor de Deus por meio de Jesus.

“Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.”
(João 3:17, NVI)

Jó sofreu acusações de seus amigos que insistiam que a grande tragédia de sua vida era um castigo de algum pecado que ele havia cometido contra Deus. Embora Jó acreditasse que não estava sendo punido e sentia-se confiante em sua conduta com Deus, seus amigos não queriam terminar a conversa até conseguir que Jó confessasse o seu pecado.

Depois de uma longa conversa, Deus apareceu diante deles revelando a verdade: Jó era um homem justo e fiel, e seu sofrimento não era uma condenação de Deus.

“Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.”
(Jó 42:8, NVI)

Não dê ouvidos às vozes acusatórias, elas são distrações que te impedem de ouvir a voz de Deus que fala que te ama como filha e que te perdoa pelos seus erros.

 

#2 Não vai adiantar você orar

Você pode estar orando por um pedido específico há muito tempo e ainda não ter recebido nenhuma manifestação de Deus.

Ou pode ter orado persistentemente por algo que no fim, acabou com um desfecho diferente do que você orou.

Essas experiências podem nos desanimar e nos fazer desistir de orar durante as dificuldades. No entanto, Deus consegue olhar além do que o ser humano consegue enxergar.

As nossas frustrações e percepções tem como fundamento a nossa pequena e limitada visão, que não consegue olhar além do que vemos hoje. Mas como os olhos de Deus conseguem enxergar você e tudo a sua volta com totalidade, aquilo que você pediu e Ele não te deu pode ser um livramento de um mal ou Ele considera que ao não te dar de imediato e deixar que você espere Nele, você desenvolverá a paciência que será uma qualidade muito importante em sua vida.

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.”
(Provérbios 3:5, NVI)

Você também pode pensar: se Deus vai fazer a Sua vontade, por que preciso orar quando eu estiver passando por dificuldades?

Paulo responderia que devemos continuar orando, pois é Deus quem nos fortalece e renova o nosso espírito todos os dias. Precisamos depender de Deus e deixar que o nosso fardo se torne leve, permitindo que Ele nos livre das preocupações desnecessárias e de nossas inquietudes de circunstâncias fora do nosso controle. enquanto escolhemos lutar as batalhas que são realmente importantes.

Por isso, não devemos jamais parar de orar, pois isso desistir das orações significa que estamos procurando viver de uma forma independente de Deus e também, estaremos nos afastando do nosso Pai, cortando o nosso contato direto com Ele através da oração.

#3 Deus te abandonou

Quando você passa por um vale de lágrimas, o seu coração pode estar desolado, sentindo-se esquecida por Deus no meio das batalhas. Davi também sentia a ausência de Deus em meio à sua dor e O clamava, expressando a sua sensação de ter sido abandonado por Ele.

“Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?”
(Salmos 13:1, NVI)

Assim como Davi, abra o seu coração com sinceridade para Deus, expressando que se sente abandonada quando você espera demais para Ele agir. Deus ouve com atenção tudo o que você fala a Ele e jamais se sente indiferente em relação a você.

Quando Deus parece distante, na verdade Ele está perto de nós o tempo todo. Ele pode ficar no silêncio intencionalmente, pois existem momentos que precisamos olhar para dentro de nós, chorar as dores que estão presas no coração, extravasar aqueles sentimentos que estão sufocados ou quebrantar o nosso ser por completo para que possamos entregar a Deus tudo o que precisa ser curado e restaurado.

Ele é o Pai que jamais abandona seus filhos. Embora nossos pais terrenos podem errar conosco, o nosso Pai celeste é perfeito e nunca falha. Ele é muito maior do que podemos imaginar e o Seu amor vai muito além da nossa compreensão.

“Pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.”
(
Deuteronômio 31:6b, NVI)

 

#4 Você não é boa o suficiente

Podemos sentir que o sofrimento é fruto de uma falha nossa, de um erro que cometemos ou de um fracasso de não ter sido melhor.

Mesmo que as suas observações estejam corretas, Deus não deseja que você viva em uma espécie de culpa e baixa auto-estima por sentir que você não consegue ser boa o suficiente.

Pelo contrário, Deus deseja que as suas experiências passadas sejam oportunidades para você fazer diferente, Ele nunca deixa de acreditar em você e adora ver sua filha se superar cada vez mais.  

Você pode ter falhado, mas Deus deseja que você tente mais uma vez. Você pode ter decepcionado a Deus, mas Ele já te perdoou e não se lembra mais do que você fez. Você pode sentir-se fraca, mas Deus diz que você é forte quando depende Dele. Você pode ser incapaz, mas Ele te dá o potencial que você precisa.

O inimigo sabe o quanto Deus pode fazer através de você e vai tentar te paralisar atacando a sua auto-estima, pois sentimentos negativos e de inferioridade não te dão a força que você precisa para vencer.

Mesmo que ele tente te convencer usando as melhores estratégias mentais, saiba que ele é o pai da mentira e que através desses sentimentos, ele quer te afastar das coisas boas que Deus tem para você.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”
(2 Timóteo 1:7, NVI)

 

#5 Você não vai conseguir sair disso

Quando estamos no meio do vale escuro, não conseguimos enxergar nada além de nuvens escuras e tempestades carregadas. E podemos perder as esperanças de que a alegria da manhã chegue novamente, pois a noite escura é muito longa e parece não acabar.

Mas o dia sempre amanhece.

Deus traz esperanças onde não existe mais esperança. Ele faz um caminho onde não existe mais caminho. Deus traz alegria onde não existe mais alegria.

Ele traz luz onde há trevas. Ele traz força onde existe fraqueza. Ele traz paz onde há guerra.

Confie no poder de Deus e lembre-se do que Ele já tem feito em sua vida. E o nosso Pai é aquele que sempre nos surpreende com o Seu amor.

“Ó Senhor Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado. Pensarei em tudo o que tens feito, meditarei em todos os teus atos poderosos”
(Salmos 77:11-12, NTLH)

Ele que é capaz de acalmar a tempestade do mar, poderá fazer uma maravilha muito maior na tempestade da sua vida.

Não importa o quão impossível pode parecer a sua batalha, Deus é quem dá a última palavra, Ele sempre triunfou sobre as forças do mal e sempre te dará a vitória através de Cristo.

Acredite, o dia da vitória vai chegar!

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(1 Coríntios 15:57, NVI)

 

Qual destas mentiras você é mais facilmente enganada? Compartilhe nos comentários abaixo.

Que Deus te abençoe imensamente!

Cris

Compartilhe nas suas redes sociais

3 Comments on “As 5 mentiras que o inimigo conta quando você está sofrendo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *