Como orar a Deus – o que você precisa saber sobre a oração

Você já falou com Deus hoje?

Que tal pausar a leitura para falar com Ele durante um minuto?  Você pode agradecer, louvar ou fazer um pedido pessoal.

Orar a Deus é conversar com Ele. Deus criou a oração não para ser encarada como uma rotina diária a ser seguida, mas sim como um meio para você se relacionar com Ele, oferecendo o seu tempo e atenção exclusiva.

Assim, quanto mais a oração estiver presente em sua vida, mas profunda será a sua amizade com Deus. Pois um relacionamento com Deus não é diferente das outras amizades: é preciso cultivar.

Da mesma forma que você oferece o seu tempo para os seus melhores amigos, se você deseja que Deus se torne o seu melhor amigo, você precisa se dedicar a Ele através das orações.

“Dediquem-se a oração”
(Colossenses 4:2a, NVI)

Vamos cultivar uma vida de oração?

Então continue lendo para

♥ Saber quando orar
♥ Se você precisa fechar os olhos para orar
♥ Saber qual postura adotar durante a oração
♥ Aprender um método de oração
♥ Conhecer outras formas de oração
♥ Entender porque Deus não responde a todas as suas orações

Quando preciso orar?   

A nossa tendência é buscar a Deus em oração principalmente quando surge algo difícil em nossas vidas. Não que isso seja inadequado, pelo contrário, é essencial pedirmos a ajuda e o apoio de Deus durante esses momentos. Contudo, Paulo enfatizou a importância da oração, não apenas durante as adversidades; ele encoraja a viveremos uma vida de oração contínua.

“Orem sempre.”
(1 Tessalonicenses 5:17 – NTLH)

Orar sempre e continuamente significa estar sempre com Deus conscientemente, incluindo a presença Dele em nossos pensamentos e ações.  É olhar para a vida sob a perspectiva de Deus e confiar Nele, permitindo que nossos caminhos sejam direcionados segundo a Sua perfeita vontade.

Paulo sabia como era maravilhoso viver com Deus sempre presente em seus dias, de forma que ele era capaz de experimentar alegria e gratidão em todas as situações de sua vida. Através da oração, nós também podemos viver sentindo essa mesma presença de Deus.

Devo orar de olhos fechados?  

Manter os olhos fechados é importante para evitar distrações externas, focando-se apenas na oração do momento.

Para algumas pessoas, orar de olhos fechados as fazem cair facilmente no sono ou são levadas pelos outros pensamentos que vagueiam em suas mentes. Além disso, não há nenhuma passagem na Bíblia onde afirma que devemos orar com olhos fechados.

O importante é nos vigiar para que nada roube a nossa atenção. Assim, faça o que é melhor durante a sua oração, de forma que nesse momento, todo o seu ser esteja voltado somente para Deus.

Qual postura adotar durante a oração?

#  ter um coração voltado para Deus  

O conselho de Jesus é que oremos em segredo, em um lugar onde somente Deus pode nos ver.

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6:6 – NVI)

Orar em segredo é estar somente com Deus, dedicando-se um tempo com Ele, fechando a porta para outras coisas que podem prender nossa atenção.

Não quer dizer que devemos nos esconder a fim de não sermos notadas durante as orações.  A nossa principal intenção ao orar não é dar atenção à imagem que vamos passar as outras pessoas e sim, nos concentrar para ter uma melhor experiência com Deus. O mesmo vale quando sentimos vontade de levantar as mãos em oração na igreja, mas não o fazemos por vergonha das pessoas ao nosso redor.

Pois, o que mais importante nesse momento é o seu coração diante de Deus e não diante das pessoas. Enquanto os homens olham as aparências, Deus examina o coração (1Samuel 16:7).

# coração quebrantado  

Jesus queria ensinar as pessoas a orarem com humildade e contou a eles a história de um fariseu e um cobrador de impostos que foram ao templo orar.

“O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”
(Lucas 18:11-12, NTLH)

O fariseu orava para ele mesmo, orar era uma forma de se enaltecer pelas suas qualidades de ser honesto, moralmente correto, dizimista assíduo e religioso. Ao se comparar com os outros, sentia-se prepotente, pois as demais pessoas não conseguiam fazer nem a metade do que ele realizava. Além disso, humilhar um pecador como o cobrador de impostos inflava ainda mais o seu ego, pois tudo afirmava que seu caráter estava bem acima desse homem.

“Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: ‘Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!'”
(Lucas 18:13, NTLH)

Enquanto isso, o cobrador de impostos ficou longe do fariseu enquanto orava, pois seu desejo era falar apenas com Deus.  Ele sentia-se indigno de olhar para Deus, pois reconhecia o seu pecado e assim, orou buscando perdão pela sua vida. O coração deste homem estava quebrantado perante Deus. Não havia o mínimo de orgulho em sua oração e tudo o que ele fez foi se apresentar a Deus da forma como ele era para receber misericórdia e graça vinda dos Céus.

“E Jesus terminou, dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus (…)”
(Lucas 18:14, NTLH)

Deus se alegra com a sinceridade nas orações. Um coração humilde e contrito toca o coração do nosso Pai, que é capaz de nos perdoar de qualquer pecado e culpa que pode existir em nós.

Como orar-porque Deus nao respondeu minha oracao

Com que postura corporal devo orar?

A Bíblia não ensina uma única postura corporal correta para orar, mas encontramos algumas formas como seus personagens oravam como a seguir.

# AJOELHANDO-SE

Efésios 3:14   Daniel 6:10   Atos 7:60   Atos 9:40   Atos 20:36   Atos 21:5   Lucas 22:41

# AJOELHANDO-SE COM AS MÃOS LEVANTADAS

1 Reis 8:54

# PROSTRAR-SE COM O ROSTO NO CHÃO

2Crônicas 20:18   Mateus 26:39

# COM AS MÃOS LEVANTADAS

1 Timóteo 2:8

# OLHANDO PARA O CÉU 

João 11:41   João 17:1

Em todas essas formas, podemos observar que existe adoração a Deus, pois recebemos o nosso corpo para ser usado para a glória do Senhor (1Coríntios 6:13).

Não significa que Deus desaprove as orações que não são feitas com essas posturas citadas, pois mais do que a posição corporal, a Bíblia fala sobre a postura do coração. O mais importante durante a oração é examinar como está o nosso coração diante de Deus.

 

A oração que aprendi 

Embora não exista apenas uma maneira correta de orar, quero apresentar um método de 5 passos de como orar que aprendi há muitos anos atrás e que, desde então, passei a utilizar em muitas das minhas orações, pois ele é muito fácil de seguir e abrange os aspectos importantes para falar com Deus.

Este método de 5 passos começa exaltando a Deus e finaliza em nome de Jesus Cristo.

Se você não saber orar e quer aprender, experimente fazer uma oração seguindo os passos abaixo:

#1 Clame o nome de Deus

“Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face.”
(1 Crônicas 16:11, NVI)

Você estará dirigindo essa oração ao nosso Pai dos Céus, assim, chame o nome Dele.

Você pode chamá-lo de: Deus Pai, Senhor Deus, Nosso Pai, Grandioso Deus…

Você estará chamando a presença Dele em sua vida e é o momento onde você derrama seu coração para adorar e engrandecer o Seu nome.

#2 Agradeça

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre.”
(1 Crônicas 16:34, NVI)

Pense em todas as coisas que Ele fez em sua vida.

Agradeça por cada uma delas, expressando a sua gratidão.

Muitas vezes, não reparamos nas pequenas bênçãos que recebemos durante o nosso dia e reserve esse tempo para lembrar dessas bênçãos, quanto mais você agradecer, mais você vai sentir a alegria e o amor do nosso Pai em sua vida.

#3 Peça perdão

“Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.”
(Salmos 86:5, NVI)

Confesse os seus pecados, refletindo sobre cada um deles.

Esse é um momento da oração onde somos transformadas.

Quando expressamos arrependimento sincero pelos erros, recebemos a graça do perdão e abrimos o nosso coração para alcançar a mudança que vem de Deus.

Se você precisa perdoar alguém, perdoe. E se perdoe também pelos seus erros passados, pois Deus já te perdoou e Ele jamais irá te condenar por algo que você já recebeu perdão.

#4 Apresente o seu pedido

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.”
(Filipenses 4:6, NTLH)

Fazer o pedido de oração é falar com Deus sobre uma questão específica, clamando pela sua divina intervenção.

Interceda por sua família, por sua igreja, por nosso país, por sua amiga que está enfrentando uma adversidade ou por alguém que você se lembrar enquanto ora.

Ore também por sua vida, converse com Ele sobre o que deixa seu coração inquieto e não se preocupe mais. Ele estará cuidando de você.

#5 Finalize em nome de Jesus Cristo

“E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.”
(João 14:13, NVI)

Jesus nos deu a permissão de apresentarmos os nossos pedidos em nome Dele.

Assim, ao finalizar a oração em Seu nome, estamos permitindo que tudo o que pedimos esteja de acordo com a vontade de Deus. Pois confiamos na vontade do nosso Pai que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

Outras maneiras de orar

# pequenas orações

É muito importante reservar um tempo somente para Deus, mas você pode também falar com Ele em qualquer hora e em qualquer lugar.

Chamo de pequenas orações aquelas breves conversas que temos com Deus durante o dia.

Como aquelas que, quando recebemos uma boa notícia, exclamamos: “Obrigada Deus!”, ou aquelas que quando nos aborrecemos com alguma situação, fazemos um rápido desabafo com Ele.

Durante o seu dia você, a caminho do seu trabalho, quando você estiver andando ou dirigindo, você pode compartilhar com com Ele sobre algum assunto atual de sua vida.

Use essas pequenas orações para ter mais da presença de Deus no seu dia-a-dia.

#diário de oração

Você pode escrever uma oração em um papel como se fosse enviar uma carta para Deus.

Ao terminar, você pode ler para refletir sobre as suas conversas com Deus e examinar como está a sua oração.

Em momentos onde a nossa mente está confusa e não sabemos o que falar, escrever uma oração pode ser uma boa forma para você pensar com clareza e entender melhor o que se passa dentro de você.

#leitura de Salmos

O livro de Salmos é uma coletânea de orações escritas pelo rei Davi em seus momentos de alegria, adoração, tristeza, angústia e perseguição.

Ler os Salmos nos traz inspirações para cada momento de nossas vidas, muitas vezes nos identificamos com as orações de Davi, que nos traz força, consolo e paz, pois as palavras dos salmos trazem revelações divinas sobre o sublime amor de Deus.

como-orar-maneiras-de-orar

Por que Deus não respondeu a minha oração?

Não existe nenhuma oração que Deus não ouve com atenção.

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.”
(Jeremias 29:12, NVI)

Você não precisa falar com eloquência ou ser bem expressivo com suas palavras; Ele não escuta somente as suas palavras, mas observa principalmente o seu coração.

Até mesmo quando nossas orações não fazem parte da Sua vontade, Ele é capaz de nos abençoar. Pois Ele deseja dar o que é melhor para nós, e não o que pensamos que é melhor para nós.

“Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?”
(Lucas 11:11, NVI)

Se você pediu algo e Deus não te deu, não pense que foi porque Ele não ouviu sua oração. Talvez o que você pediu seja uma cobra ou pode passar a se tornar uma no futuro.

Deus jamais deixa você e a sua oração de lado, Ele sabe quais são as suas necessidades atuais e por te amar tanto sempre prepara para te dar o peixe que você precisa.

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir.”
(Lucas 11:13, NVI)

Por isso não se frustre com Deus. Ore para a vontade Dele seja realizada em sua vida e confie seguramente Nele, pois Deus sempre prepara o melhor para os seus filhos.

 

Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais abaixo.

Obrigada pela visita e até a próxima!

Com amor de Cristo,

Cris

Compartilhe nas suas redes sociais

2 Comments on “Como orar a Deus – o que você precisa saber sobre a oração”

  1. Pingback: Decida fazer aquela oração mais difícil de orar

  2. Pingback: Vença as suas preocupações com este poderoso ensinamento bíblico - Mulher Virtuosa de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *