Decida fazer aquela oração mais difícil de orar

 

Você sente dificuldade de fazer algumas orações? Você sabe que precisa fazer aquela oração, mas sente-se relutante de fazer?

Embora declaramos que a vontade de Deus seja feita, muitas vezes, em nosso íntimo, não desejamos de fato, que as Suas vontades sejam realizadas.

Sendo cristã, eu sei que devo mudar, mas não quero ter que abandonar a minha  farra nas sextas-feiras.

Eu sei que esse relacionamento não é a vontade de Deus, mas quero ficar com ele mesmo assim.

Abençoar aquela pessoa? Jamais! Você não sabe o que ela fez pra mim, não consigo perdoá-la. 

O meu orgulho não, Senhor! Pode pedir para eu mudar qualquer outra coisa, mas não toca no meu orgulho…

Sentimos medo que Ele, de fato, realize o que pedimos, pois isso pode significar abrir mão dos nossos maiores desejos, deixar para trás o que não agrada a Deus, mas que nos agrada (e muito!), ou observar concretizar aquela oração que fizemos por julgar correto, mas que no fundo não gostaríamos que fosse atendida.

E se nos submetermos a Deus, haverá momentos em que teremos que andar pela fé e não perder a confiança Nele, principalmente quando tudo parece estar dando errado, mesmo vivendo na obediência e na Palavra.

Não é fácil, pois desapegar do nosso controle da vida para deixar que Deus assuma o papel de autor principal pode significar incertezas e renúncias que não gostaríamos de fazer.

Você pode ter a vontade de seguir a Jesus, mas colocando algumas condições. Você pode querer negociar alguma situação com Deus, para que Ele feche os olhos para algumas coisas em sua vida ou você pode ter tentar convencê-Lo de realizar a sua própria vontade em certas áreas de sua vida, pois seria isso que te faria mais feliz.

Porém, ao contrário do que podemos facilmente pensar, o propósito principal da oração não é alcançar os nossos desejos, mas sim, buscar realizar a vontade de Deus.

Clique aqui e leia também o artigo: Como orar a Deus

 

oracao-mais-dificil-1

 

No passado, as minhas orações eram acompanhadas de uma insegurança muito grande de confiar em Deus. Embora soubesse que fazer certas orações faziam parte da vontade de Deus, sentia medos e incômodos que muitas vezes, me impediam de orar. Em um retiro, apresentei esse sentimento com sinceridade a Deus e perguntei porque eu não conseguia confiar totalmente na Sua vontade.

Ele me respondeu que embora eu soubesse que a vontade Dele era perfeita para a minha vida, eu não sentia isso no meu coração, pois não conhecia verdadeiramente quem Ele era e sim, O conhecia pelo que outros falavam a Seu respeito.

As coisas começaram a fazer sentido para mim, pois a confiança é algo que se constrói e só confiamos verdadeiramente em alguém quando o conhecemos bem. Assim, como faltava em mim o conhecimento maior sobre o caráter de Deus, essa insegurança em relação a Ele estava se tornando comum.

Pelo meu tempo de igreja, pensava que conhecia a Deus, mas aquele dia percebi que realmente não O conhecia, e que se eu desejasse um relacionamento íntimo com Ele, precisava fazer da minha busca por Ele, a prioridade de minha vida. 

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” (Jó 42:5, NTLH)

Com o passar do tempo, pude aprender que à medida que conhecemos a Deus mais profundamente, maior é a nossa confiança e a certeza em Deus. 

Se tivermos uma confiança plena em Deus, não temeremos as adversidades, pois Ele estará conosco. Poderemos permitir que Deus nos transforme e mude tudo em nossas vidas conforme a Sua vontade, pois, os pensamentos Dele são muito maiores do que os nossos (Isaías 55:9)  e os seus planos não são para nos causar dano e sim, para nos fazer prosperar (Jeremias 29:11)

Portanto, se Deus pediu para fazermos algo, é porque Ele sabe que a nossa obediência vai nos fazer bem, pois Ele pode estar nos livrando de algum mal ou estar nos abençoando com algo maior que os nossos olhos ainda não podem ver.

O mesmo acontece quando o Espírito Santo sussurra para começarmos aquela oração que não gostaríamos de fazer. Ele está na verdade, querendo estreitar seu relacionamento com Deus ou retirar aquelas sementes de amargura, raiva, tristeza, orgulho, apatia, egocentrismo e outros males que estão contaminando e adoecendo a nossa alma. Pois a oração é o instrumento que transforma o coração de quem ora.

A vontade de Deus é que possamos ter um coração saudável e que seja capaz de amar. Por isso Ele se alegra quando o foco das nossas orações não está somente em nós mesmos e em nossos desejos, mas sim, quando buscamos em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua vontade.

O reino que Deus deseja estabelecer em nossas vidas é ter Jesus como o nosso centro, nos ver abençoando e orando uns pelos outros e transformando os lugares por onde passamos, inspirando-nos com o amor de Jesus. Sabemos que isso só é possível quando vivemos em oração e nos permitimos ser guiadas pelo Espírito Santo.

Durante a nossa vida, vão existir muitas situações onde fazer a oração “Seja feita a Sua vontade…” ainda não será nada fácil e você poderá passar pelo dilema de faço ou não faço, quando fazer parece uma oração nada sincera.

Nesses momentos, o Inimigo pode até tentar te enganar e fazer você desistir, te chamando de hipócrita quando você começar a orar. Mas Deus olha para o seu coração ainda mais fundo, Ele sabe que, quando você ora, mesmo contra a sua vontade sincera, você está escolhendo obedecer e temer a Deus.

E Deus sempre recompensa aqueles que O obedecem. Ela pode vir de diversas formas e quando você menos esperar, mas você saberá que ela chegou por causa da sua oração que Ele pediu a você.

oracao-mais-dificil-2

 

Não sei quais são os seus temas de oração atuais, mas queria te incentivar que hoje mesmo você comece a fazer mais orações que buscam a vontade de Deus e abençoam os outros.

Ore pelo nosso país e por aqueles que estão governando esta nação.

Ore também pela sua igreja para que ela seja um agente de transformação do Reino de Deus.

Ore pelos seus líderes e irmãos, e por aqueles que estão passando por alguma dificuldade ou necessidade atualmente.

Ore por aquela pessoa que te inveja ou vive puxando o seu tapete.

Ore por alguém que você precisa reconciliar.

E ore principalmente, para que Deus cumpra o Seu propósito perfeito em sua vida e que a Sua vontade seja feita através de você.

 

 

 

Compartilhe nas suas redes sociais

One Comment on “Decida fazer aquela oração mais difícil de orar”

  1. Pingback: Você está atirando suas pérolas aos porcos?

Deixe uma resposta