Fazendo as pazes com o espelho

Quando você se olha no espelho, o que você vê?

É grata pelo corpo que Deus te deu ou pensa nos quilos que você desejaria perder?

Você critica traços do seu rosto, corpo e cabelo e se compara com as mulheres que estão nas capas de revistas?

Você se desanima por não ter aquele corpo dos sonhos ou um rosto com medidas perfeitas?

Independentemente de como seja a sua aparência, o que você olha no espelho está diretamente ligada com o que está no seu coração.

 

#Guarde o seu coração

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”
(Provérbios 4:23, NVI)

Se você acredita que:

  • para ser valorizada como mulher, é preciso ser fisicamente bonita,
  • a aparência é uma das coisas mais importantes para uma mulher,
  • você não tem marido ou namorado porque não é bonita,
  • você não é bela,

seu coração está contaminado pelas mentiras impostas por este mundo.

O fato é que absorvemos conceitos errados sobre o que é belo e vivemos com expectativas irreais sobre o nosso corpo.

A mídia supervaloriza a estética e propaga uma beleza artificialmente modificada. As propagandas insinuam uma imagem perfeita e inalcançável para vender os produtos de embelezamento e as revistas mostram o glamour das super modelos magérrimas, mas omitem os problemas de saúde que estas dietas provocam.

É muito fácil deixar se levar pelo que os outros nos contam e não perceber que o que a mídia e as empresas realmente querem é fazer você acreditar que não pode ser feliz enquanto não tiver aquela determinada aparência, um corpo igual daquela celebridade que está em alta e consumir os produtos que elas usam para ficarem supostamente bonitas. Pois assim, elas continuam lucrando com seus produtos de beleza e de emagrecimento, que movimentam um faturamento de bilhões todo o ano.

É importante protegermos o nosso coração contra estas armadilhas, pois o diabo é bastante astuto para usá-las como uma isca que nos leva à infelicidade e insatisfação constante com o que Deus já nos abençoou.

 

# Não se compare com outras mulheres

“É claro que não nos atrevemos a nos igualar ou a nos comparar com aqueles que pensam que são tão importantes. Como são ignorantes! Primeiro eles resolvem quais as medidas que irão usar para se medir e depois eles se julgam de acordo com essas mesmas medidas.”
(2 Coríntios 10:12, NTLH)

A maneira mais fácil de se sentir ruim com você mesma é fazer comparações, supervalorizando a outra pessoa ou desvalorizando a si própria.

As estrelas da TV podem parecer muito deslumbrantes, porém, seus trabalhos exigem que elas invistam grande parte do seu tempo em tratamentos estéticos caríssimos e a se submeterem a dietas rígidas e nada saudáveis estarem sempre magras. Além disso, elas possuem os melhores maquiadores e profissionais de beleza que estão sempre cuidando do seu visual para que estejam sempre impecavelmente bonitas.

Tentar alcançar o mesmo resultado delas parece um pouco injusto com você mesma, não acha?

Comparar-se também com aquela sua amiga que você acha linda vai somente estimular a sua inveja e aumentar a sua baixa auto estima, esquecendo que você também possui qualidades próprias.

Em um mundo onde para ser considerada bela é necessário ser magra, alta, ter seios grandes, bumbum empinado, uma pele de seda e um manequim tamanho 36, a realidade é que menos de 1% da população atendem a estas descrições.

Deus não desejou criar as mulheres para que 99% delas viveriam frustradas e sentindo-se feias, passando suas vidas tentando se adequar aos critérios destes 1%.

Pelo contrário, Ele deseja que possamos contemplar a diversidade e a beleza singular que cada uma de nós possuímos. Somos obras de Deus e Ele nos criou de maneira única, e não como mulheres que saíram de uma mesma forma de biscoitos.

 

# Ouça o que Deus fala

“Como você é linda, minha querida! Como você é perfeita!”
(Cântico dos Cânticos 4:7, NTLH)

Deus te acha linda e perfeita. O Criador que conhece todo este universo e a beleza de toda a sua humanidade te chama de linda. A palavra de Deus tem um grande poder, que é capaz de criar o mundo com as palavras. Se ele declarou com Suas palavras que você é linda, Ele fez você como uma mulher linda.

O Diabo sabe que você é linda e o quanto isso significa para você, por isso ele cria falsos padrões de beleza neste mundo para fazer você não acreditar nesta verdade.

Mas quando você internaliza este versículo em seu coração, você vive sentindo-se bela aos olhos e Deus e você passa a não se importar o que as outras pessoas pensam a seu respeito, pois você estará segura da sua própria beleza que Deus declarou para você.

E também, você não vai mais viver com a necessidade de receber elogios a respeito da sua própria aparência e não se sentir insegura quando ver uma mulher muito bela.

A partir disso, algo novo acontece. As pessoas começam a te olhar de um modo diferente e passam a te considerar muito linda, e o que Deus considera de você vai acabar se tornando verdade para elas também.

# Pense em como você gostaria de ser lembrada

“Você é linda, e por isso o rei vai desejá-la; seja obediente a ele, pois ele é o seu senhor. (…)
A princesa está no palácio —e como é linda! O seu vestido é feito de fios de ouro.
Vestida de roupas coloridas e acompanhada pelas suas damas de honra, ela é levada até o rei. Com prazer e alegria, elas chegam e entram no palácio dele.”
(Salmos 45:11-13, NTLH)

Quem são as mulheres que você mais admira? Pense nas mulheres que marcaram a sua vida, tanto as pessoas que você as conheceu pessoalmente quanto aquelas personagens bíblicas ou as que fizeram diferença na história da humanidade.

Faça uma lista das características e das qualidades delas que te encantam. O que elas tem em comum? Quais são as características únicas que elas tem? Por que cada uma delas são especiais para você?

Você as admira pela sua aparência física, sua pele impecável e seu corpo curvilíneo? Ou pela sua beleza de seu caráter, sua forte determinação, sua coragem de lutar pelos seus sonhos e pelo que investiram na vida de outras pessoas?

E você, como desejaria ser lembrada? Como aquela mulher fútil que só viveu nas aparências ou como uma mulher apaixonada por Deus e que fez algo maravilhoso pelos outros?

Você prefere ver seus dias passarem se distraindo com a sua imagem no espelho e se comparando com as outras mulheres, ou escolheria olhar para mais além de si mesma, para um mundo que desesperadamente necessita conhecer e sentir o amor de Deus através de você?

Quando você faz as pazes com o espelho e olha para o que é verdadeiramente bonito e importante em sua vida, você se torna muito mais bela do que qualquer modelo ou estrela de Hollywood, e este propósito de Deus na sua vida vai te trazer muito mais alegria e satisfação do que qualquer rosto ou corpo que você escolheria ter.

 

Compartilhe nas suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *